segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Edimburgo!!

Bom dia!!!

Após uma festa antecipada de Halloween, 4:30 da manhã lá fomos, eu e a Renata, rumo a Edimburgo.
Um dia de sol maravilhoso deu-nos as boas vindas! Aproveitámos para nos ambientarmos com a cidade. É muito diferente , super escura, cinzenta, assustadora (que melhor sítio para passar o Halloween?), assistimos a um dos melhores espectáculos de rua que alguma vez vi, e vimos a senhora super arrepiante que detém o recorde do Guiness da pessoa com mais pircings no mundo.
9:00 p.m: PUB CRAWL! As ruas foram invadidas por bruxas, decapitados, monstros assustadores, assístimos a uma encenação de uma perseguição às bruxas. Os bares são tipo os bares do Bairro, mas mais arranjadinhos, música ao vivo e espectáculos com bebidas. No final da noite fomos para a uma discoteca que até tinha boa música, mas tava completamente a abarrotar, muito calor, e estávamos bastante cansadas, por isso, fomos para o hostel.
Visto que a cidade é simplesmente arrepiante, o turismo é feito à base disso mesmo: histórias de terror, perseguição a bruxas, exorcismos, tudo. Acordámos cedo para fazer uma Free Tour e chovia horrores, agora sim consegui perceber o quão macabra é esta cidade. Foi-nos feita a pergunta de sempre: "Where are you from?" - "Portugal and Brazil" - "Oh, sou português!", significado: agora vamos ter mesmo de pagar a tour!
Fora as histórias das bruxas (as pessoas eram loucas digo-vos já), a História de Edimburgo passa por kilts e as tentativas falhadas de ganhar independência dos ingleses. Fomos a várias igrejas, Câmara Municipal, vimos estátuas esquisitas, em que o Rei "Qualquer Coisa" (não me lembro do nome) parecia estar sentado num poney, vimos o Castelo que parece a escola do Harry Potter, fomos ao cemitério, onde nos contaram histórias de assassinatos horríveis, vimos a estátua de um cão (curiosamente a estátua mais fotografada em Edimburgo), e acabámos a tour nos Jardins da Princesa (onde há mil anos atrás eram despejadas as "necessidades" das centenas de habitantes da cidade). com uma história de como três estudantes roubaram a Pedra do Trono da Escócia, que estava sob domínio dos ingleses (ou seja, foi anteriormente roubada pelos ingleses).


Depois desta tour fomo a outra (na qual tivemos de PAGAR!) pela Mary's King Closed. "Então o que é isto?", perguntam vocês. Conta a lenda de que Edimburgo foi construída sobre uma cidade, cujos primeiros andares dos edifícios ainda lá repousam, por isso, decidimos espreitar. Foi-nos proíbido tirar fotografias, mas vou tentar descrever. As ruas eram metade do tamanho das do Bairro Alto, onde passávam centenas de pessoas por dia (tipo sexta-feira à noite no Bairro, mas agora imaginem, animais, bancas de comida, "resíduos corporais", uma beleza); o interior das casas eramo terror, no rés-do-chão viviam as classes mais baixas, uma sala minúscula para doze pessoas, sem janelas (pois pagava-se impostos pelas janelas) e com a "porcaria" a entrar pela porta, nos andares de cima viviam as outras classes, que atiravam as fezes e afins pela janela às 7:00 ou ás 22:00 sem se importarem se alguém estava a passar na rua ou não; devido às péssimas condições higiénicas, faláram-nos da peste que assombrou a cidade (diziam que a cidade estava assombrada por demónios), mostráram-nos bonecos de cera horríveis, infectados e tudo mais... uma óptima coisa a fazer depois do almoço!
Bem, depois disto, já era noite e chovia bastante. Fomos comprar prendinhas e depois fomos para o hostel, porque tinhámos de estar de madrugada no aeroporto!

Next Stop: Dublin!!

Auf Wiedersehen

P.S.: Bebi Sagres em Edimburgo!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Praga

Bom dia!!

Depois de uma apresentação, o que é que apetece?? Ir para Praga, óbvio!!!


Às 8 da noite: "Olá Praga!". Eu, as brasileiras e os mexicanos, saímos do aeroporto e lá fomos à procura do Hostel. 1 hora depois lá o encontramos, maravilhoso, mesmo no centro da cidade, a 15 minutos de tudo, tem vista para o Castelo de Praga, 5 minutos da Charlie's Bridge, que tem tipo, MIL estátuas, sim, porque Praga é a cidade das estátuas, do dourado, das pontes, enfim!

(Charlie's Bridge)

Fomos dar uma voltinha, e acabámos num bar gigante, mas um bocadinho estranho! É tudo super barato! Cerveja 0,5 litros a 1 euro! Maravilhoso!

No dia seguinte, acordamos cedinho e, ainda meias desorientadas, fomos à procura da Free Tour de Praga, onde encontramos os meninos!
O guia era uma personagem, muito engraçado (com duplo sentido), por isso, até foi giro andar durante 3 horas e conhecer bastante (isto porque não sabia nada) da história de Praga! Começamos a tour na praça da Old Town, onde podemos ver o famoso Relógio Astronómico (de hora em hora dá-nos um espectáculo mega aborrecido de uns bonequinhos a mexerem a cabeça - estranho), a Igreja "Adão e Eva", a estátua do Rei Rudolfo, o Templo de Tyn, etc! (Relógio Astronómico)
(Old Town Square)(Estátua do Rei Rudolfo)
Depois seguimos rumo à New Town! Pelo caminho passamos pela Universidade de Praga, pelo Teatro Estadual (onde se deu a estreia de "Don Giovanni", de Mozart), pela Câmara Municipal! Durante este percurso podemos observar que todos os edifícios têm uma estátua no cimo da porta, como se fosse um número, uma identificação, sendo uma das mais conhecidas a Madona Preta, uma casa que vende uma variedade de coisas provenientes de Cuba; o guia falou-nos do quanto o checos sofreram na guerra, do quanto descobriram, sem serem reconhecidos, do quanto foram mal tratados pelos seus monarcas e afins...
Depois da New Town (só tem edifícios modernos e centros comerciais) fomos ao bairro dos judeus. Passamos pela estátua de Franz Kafka, um dos mais reconhecidos escritores da República Checa, pela sinagoga espanhola (considerada a mais bonita da Europa) o cemitátio dos Judeus (só vendo, camadas e camadas de terra, pois os judeus só podiam ser enterrados neste local, e, tendo em conta que morreram uns quantos...) e, por fim, o Museu dos Judeus (era muito caro para entrar haha).
Acabámos a tour num jardim com vista para o Rio Vltava, com mais histórias sobre a II Guerra Mundial.

À noite, fomos todos sair para um bar mexicano (claro!!), estávam mais uns quantos alunos da EBS, foi uma noite divertida!

No dia seguinte, não estava muito bom tempo, por isso, aproveitamos para comprar prendinhas!!! Aiiii que corte no orçamento!

À noite: PUB CRAWL!!! 4 bares, 1 hora de bebida à pala, shots de absinto (bieck!) e entrada grátis na maior discoteca da Europa. Conhecemos imensa gente, uma noite para recordar!

Next day, eu e os meninos fomos à "Jonh Lennon's Wall", uma parede "cheia de amor", passamos por umas grades cheias de cadiados postos por casais apaixonados, como que se ficassem ligados eternamente (parvos!!), fomos mais uma vez ao bairro dos judeus, passamos pelas lojas chiques (uiii) e acabámos no sítio onde, antigamentem, descansava a estátua de Lenine, agora não passa de um óptimo sítio para andar de skate e patins, com uma vista maravilhosa da cidade

No dia seguinte, fomos ver o que nos faltava como o Teatro Nacional, o Museu Nacional, o Edifício Dançante, a estátua de S. Venceslau, o Palácio, que, por ter levado anos e anos a ser construído, tem diferentes tipos de arquitectura!
(John Lennon's Wall)
(Museu Nacional)
(Castelo de Praga) (Dancing Building)

E assim foi a minha visita a Praga! Deveras cansativa, mas valeu imenso a pena!

Next Stop: Edimburgo!

Auf Wiedersehen

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Atrasos

Bom dia!!

Apesar de estar na Alemanha, continuo a ser portuguesa e com muito orgulho, por isso, os posts que se seguem vêm com um mês de atraso!

Auf Wiedersehen